segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Merindelogun - Jogo de Búzios

A origem dos Búzios se perde na noite dos tempos. Sua tradição está estreitamente ligada à cultura africana. Alguns estudiosos acreditam que a cultura africana vem dos tempos pré-egípcios, talvez atlantes. Conta a lenda que a estrela da manhã revelou a Orunmilá que todos os segredos e materiais da criação se encontravam numa concha de caramujo, dentro de um vaso que ficava entre as pernas de Obatalá. O jogo de Búzios, como é conhecido hoje, pode ser considerado uma variação do jogo de Opon lfá ou Opelê de lfá, que se desenvolveu na África.



O jogo de Búzios é uma arte divinatória utilizada  aqui no Brasil, por adeptos do  Candomblé. Através dele, os Orixás falam com o consulente, que não precisa necessariamente ter um vínculo com o Candomblé para realizar a consulta.

Somente adeptos do candomblé devidamente preparados para tal, podem manipular o "Merindelogun" (jogo de búzios), pois são necessários vários atos iniciáticos para manipular esse Oráculo.O aprendizado se dá à medida que o praticante adquire conhecimento e passa por certos preceitos.


A forma mais comum é o jogo de 16 búzios (jogo por odús).
Cada odú tem ligação com um o mais orixás, sendo que estão todos interligados.

 O jogo de Búzios é constituído de uma base onde se lançam pequenas conchas, os cauris (ou búzios). Normalmente essa base é uma peneira, onde se encontram moedas, pedras e também , os fios de conta do olhador, que servem para a sua proteção.Pela disposição destas conchas ou búzios, o olhador , retira a resposta à pergunta formulada por ele mesmo ou por um consulente.


Como já foi dito anteriormente, no Brasil, somente iniciados no candomblé podem manipular esse jogo para obter as respostas dos Orixás. O jogo de Búzios é um oráculo bastante objetivo, e que pode te trazer respostas claras sobre vários aspectos da vida do consulente: afetivo, espiritual, material, saúde.
Através do jogo de Búzios, vc descobrirá o seu Orixá protetor e a maneira correta de agradá-lo, pedindo proteção e caminhos para o que deseja.

O jogo de Búzios que eu utilizo é da tradição Nagô Egbá, e a consulta é realizada com 16 búzios, todos eles contendo aberturas. Cada búzio cai ou aberto ou fechado, e o conjunto das posições dos búzios vai definir qual é o orixá que responde naquele lançamento.


Em outro post , falarei um pouco mais sobre Orixás.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...